segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Descobrindo a fotografia

Desde o ano passado participo do Núcleo de Arte Contemporânea da ABRA, que se reúne com frequencia , e tem o objetivo de discutir os processos de criação situando a produção no contexto artístico contemporâneo.

Embora eu tenha alguns assuntos e escolhas que são de meu interesse para a produção, essa experiência tem me ajudado a pensar e avaliar a forma como eu apresento as minhas idéias e a importância dos caminhos que os processos podem indicar.

Em outubro passado, uma proposta tematíca dada por Carolina Paz em um workshop, desafiava os integrantes do núcleo a utilizarem uma linguagem poética que não estavam tão familiarizados, então, depois de muito pensar, escolhi a fotografia.

Não tinha nenhum domínio da câmera que acabara de ganhar, a não ser a utilização automática de quase tudo. Mesmo assim, aceitei o desafio, e o resultado me levou não apenas a produção de fotografias mas de um vídeo com pouco mais de três minutos.
Surpreendende!!! acabei me assutando com o resultado do trabalho e com a avaliação dos orientadores.

E agora??? fui fisgada pela fotografia! A solução foi aprender mais sobre esta arte que me fez olhar com outros olhos a pintura e o desenho. Hoje terminei meu curso intensivo de fotografia, com a Beth Barone, professora da ABRA e fotógrafa .
Uma outra janela se abriu após essas duas semanas, por descobrir as inúmeras possibilidades que a minha simples Prosumer Sony pode me oferecer.
O pensar é importante, mas aprender como lidar um pouquinho com o equipamento, foi incrível. Agora?? mãos à obra!!!

4 comentários:

Val Marques disse...

Oi querida! Também amei o curso. Eu sempre gostei de fotografia e há muito tempo queria fazer um curso. Como também sou formada em Arte mas não trabalho na área e não tenho habilidade alguma em desenho ou pintura, a não ser a digital, senti a necessidade de entrar em contato com alguma linguagem artística, então, juntei o útil ao agradável. O curso superou minhas espectativas. É uma pena ter terminado, mas a gente se encontra por aí.
Muito lindo o seu blog. Parabéns!
Bj!

Beth Barone disse...

Oi Angela, oi Val, qe bom que vocês gostaram e aproveitaram bastante tudo o que foi passado. Prá mim também foi muito prazeiroso estar na companhia de vocês! Agora é fazer mais cursos, clicar bastante, ver exposições, enfim, não parar! Bjs e obrigada pelos comentários.

Marina disse...

Gente pra mim foi surpreendente descobrir a fotografia, pois eu acabei me descobrindo na fotografia.
Sempre tive um pé nas artes, mas nunca fui afundo, adoro pintura, desenho, mas fotografia e tudo que se pode fazer com ela, foi revelador pra mim. Além de poder ter compartilhado tudo isso com vcs. Amei tudo, a gente se encontra...Bjs....

Fátima Valentin Thobias

Scila disse...

Angela, acredito que tenha sido importante e surpreendente pra vc descobrir o mundo da fotografia!
Também adorei intensificar a visão desse mundo, rs
Suas fotos estão ótimas! e como vc mesma disse, mãos à obra! :)
beijo!até qualquer dia n_n